Home Sem categoria 5 dicas para adquirir o hábito de estudar para concursos públicos

5 dicas para adquirir o hábito de estudar para concursos públicos

por Valber Lima

Sem dúvida uma das maiores dificuldades para quem quer passar em um concurso público é a preparação. Isso porque estudar é muitas vezes visto como um fardo, uma atividade chata. Para superar esse obstáculo, a estratégia é simples, você tornar estudar um hábito do seu dia-a-dia e para isso nós do CERS reunimos aqui algumas dicas que vocês podem seguir:

1. Crie um cronograma de estudos

Esse será seu pontapé inicial, determinar quanto tempo do seu dia será dedicado ao estudo. Essa é uma tarefa difícil e vai depender de vários fatores pessoais seu, como o quanto de tempo você tem disponível, quanto tempo resta até o próximo concurso, etc.

Você pode ainda optar entre manter uma rotina constante de estudos, em que você estuda a mesma quantidade de horas por dia do início ao fim do seu cronograma, começar com uma rotina mais suave no início e intensificar na reta final, ou ainda, fazer uma mistura dessas duas e criar as suas próprias regras.

Após definir seu tempo diário de estudo, você agora deve escolher o quanto vai dedicar a cada matéria. Se você estiver estudando para um concurso específico, então é hora de pegar o edital e ver quais as matérias que são cobradas nesse concurso, como quanto mais cedo você começar a estudar, melhor, se o edital ainda não tiver sido publicado, você pode visitar editais antigos para se conseguir uma ideia de o que deve cair no próximo concurso.

Não se esqueça de dedicar algum tempo também às suas atividades diárias, o que nos leva ao nosso próximo ponto.

2. Concilie a sua vida pessoal com a vida de estudos

O grande desafio de todo estudante, como conciliar sua vida pessoal com a sua rotina de estudos? E isso realmente é difícil, especialmente para quem trabalha o dia inteiro ou até mesmo para aqueles que têm que conciliar faculdade, trabalho e estudo. Mas para alcançar a tão sonhada aprovação em um concurso público, é necessário fazer alguns sacrifícios, o que não quer dizer que você deve abandonar de vez a sua vida pessoal.

Como dissemos antes, estudar deve se tornar uma rotina, não um fardo, estudar deve ser tão comum para você quanto acordar e olhar no celular ou cantar no banho, e se seus estudos te impedem de sair com os amigos ou com a família vez ou outra, vai ser muito difícil de transformá-los em parte da sua vida.

Portanto, dedique sempre um dia, ou pelo menos algumas horas, a fazer algo fora de casa, apenas para você sair do seu cantinho de estudos por um momento.

Quando chegar a reta final, você pode até suprimir esse tempo de diversão e dedicar-se inteiramente ao estudo, mas certamente não é algo saudável de se fazer a longo prazo.

3. Diversifique seu método de estudo

Apesar da ideia de criar uma rotina possa soar como algo sendo repetido várias e várias vezes do mesmo jeito, isso não quer dizer que ela não pode sofrer pequenas alterações a fim de que ela se mantenha suportável. Imagine comer a mesma coisa no almoço todo dia durante anos, é realmente uma ideia ruim, não acha? Agora se você diversificar seu almoço com outros ingredientes, fazendo outros pratos, é algo que você fará pra o resto da vida sem reclamar.

Portanto, sempre alterne sua forma de estudar entre vídeo-aula, aula presencial, cursos, podcasts educativos, leitura de lei seca ou de artigos, etc.

É importante ainda determinar quais desses métodos apresentam mais resultados para você e quais você simplesmente não consegue suportar. Observe que em alguns casos, como a leitura da lei seca, mesmo que você não possua afinidade, não pode ser dispensada em alguns casos, como na prova da OAB ou concursos que possuam prova discursiva para elaboração de peça-prática.

4. Utilize apps para facilitar a sua vida

E claro que os avanços da tecnologia também podem ser usados a nosso favor. Para isso existem diversos aplicativos, como o Pomodoro Timer que irá programar ciclos de estudo com intervalos durante o dia, ou ainda o Agenda Escolar, em que você pode definir suas horas de estudo para cada matéria, definir suas atividades, etc.

Para a resolução de questões, sem dúvida os apps mais famosos são o concursos de bolso, OAB de bolso e o qconcursos. Todos eles reúnem questões com respostas comentadas que o usuário tem acesso gratuitamente.

Existem ainda aplicativos como o Trello e o Any.Do que te permitem criar listas de tarefas para cada dia, de modo que o aluno pode adaptá-las aos conteúdos que ele precisa estudar.

5. Faça grupos de estudo

Outro método que pode ser adotado e que pode surtir um efeito muito bom para aqueles que se dão melhor em ambientes sociáveis é a construção de grupos de estudo, com amigos ou desconhecidos, voltados para carreiras específicas ou para o estudo geral de concursos. Os encontros devem ser rotineiros, e devem ser focados em estudar, portanto, brincadeiras e diversão devem ficar para um outro momento.

Esse tipo de estudo pode ser importante porque as pessoas se ajudam nele e cada um complementa o estudo do outro, então uma pessoa que sabe mais penal, ajuda outras que sabem mais civil, e vice-versa, de modo que todos saem ganhando.

Vamos juntos!

0 Comentário
0

Notícias relacionadas

Deixe um comentário