Home Sem categoria Recurso da Prova Discursiva do MP MG: saiba como fazer o seu

Recurso da Prova Discursiva do MP MG: saiba como fazer o seu

por Valber Lima

Recurso da Prova Discursiva do MP MG: saiba como fazer o seu

Foi publicado o resultado preliminar da prova discursiva do concurso MP MG para Promotor de Justiça! Logo em breve será informado o prazo recursal e você precisa ficar atento para aproveitar a oportunidade. Por quê? Porque o recurso é uma ferramenta de extrema importância que pode trazer a majoração da sua nota, classificando você para a fase seguinte ou mesmo colocando você em uma posição mais privilegiada, caso já esteja classificado. Recorrer é uma maneira de valorizar seu próprio esforço, buscando a nota que você realmente merece e uma classificação mais justa no seu concurso.

Mas você sabe como elaborar e interpor um recurso para a prova discursiva do MP MG? É preciso saber analisar o edital, entender o espelho de correção para identificar linhas argumentativas e saber quais os elementos essenciais do recurso. Afinal, essa é sua chance de garantir a aprovação e todo cuidado é pouco.

Importante lembrar também que, diferente da fase objetiva, na fase discursiva o recurso é individual, ou seja, as alterações são válidas apenas para você e os argumentos são analisando tão somente com base nas suas respostas, o que inviabiliza a utilização de modelos. É por isso que a Ad Verum, referência na elaboração de recursos, pediu que sua equipe de especialista trouxesse aqui uma orientação para ajudar os candidatos do MP MG que querem recorrer de suas notas,

A estrutura da prova

A etapa discursiva do concurso do Ministério Público de Goiás contou com 4 provas escritas especializadas. Cada uma dessas provas versava sobre um dos grupos previstos no edital:

Grupo I: Direito Constitucional, Direito Eleitoral, Direito Administrativo, Direito Financeiro e Tributário e Teoria Geral do Ministério Público (Leis Orgânicas: Doutrina, Legislação);
Grupo II: Direito Penal e Criminologia e Direito Processual Penal;
Grupo III: Direito Civil e Direito Processual Civil;
Grupo IV: Direito Material Coletivo (Direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos) e Direito Processual Coletivo.

Cada grupo consistiu na elaboração de uma peça processual ou dissertação sobre tema abrangido pelo programa, valendo 4 (quatro) pontos; assim como na redação de 3 (três) questões dissertativas, valendo 2 (dois) pontos cada.

Para conhecimento geral, segue os assuntos abordados:

Grupo I

QUESTÃO 1 – Separação e a independência entre os Poderes
QUESTÃO 2 – Lei nº 8.429/92 e a escusa de incompetência pelo administrador público
QUESTÃO 3 – Direito adquirido e Servidores Públicos
QUESTÃO 4 – Sigilos financeiro e fiscal

Grupo II

QUESTÃO 1 – Ilicitude das provas e prisão em flagrante
QUESTÃO 2 – Arrependimento posterior nos crimes culposos violentos
QUESTÃO 3 – Reincidência no atestado de pena
QUESTÃO 4 – Responsabilidade por infrações penais culposas

Grupo III

QUESTÃO 1 – Princípio de Saisine
QUESTÃO 2 – Função social da propriedade
QUESTÃO 3 – Cumprimento provisório da sentença, execução invertida e honorários advocatícios, métodos de interpretação do direito e rol de cabimento de agravo de instrumento
QUESTÃO 4 – Litisconsórcio

Grupo IV

QUESTÃO 1 – Recurso de apelação
QUESTÃO 2 – LINDB e a responsabilidade de agentes públicos
QUESTÃO 3 – Ação civil pública e legitimidade do MP
QUESTÃO 4 – Competência e estatuto do idoso

Os critérios de correção no Edital do MP MG

O edital do concurso MP/MG aponta 3 critérios de correção:

Na própria prova, a banca destacou os critérios utilizando o seguinte parágrafo:

OBSERVAÇÃO: Na correção das provas serão observados não somente a exatidão das respostas, aferidas segundo as disposições legais e a interpretação doutrinária e jurisprudencial, mas ainda o estrito respeito às regras da gramática, o uso da terminologia adequada, a clareza, a coerência e a objetividade.

Vejamos mais como cada um deles pode ser trabalhado em seu recurso:

  1. Conhecimento sobre o tema

Aqui a banca organizadora irá analisar a profundidade do seu conhecimento sobre o tema, ou seja, o quanto você conseguiu desenvolver e explicar sobre ele. Afinal, é importante que você demonstre que domina aquele assunto. Contudo, pode ser um pouco difícil explorar todo o conteúdo mantendo-se dentro do número máximo de linhas determinadas, razão pela qual é necessário ter cautela e saber balancear esses dois pontos.

Como recorrer desse critério?

Para recorrer dessa questão é importante encontrar no espelho de correção os argumentos utilizados para responder diretamente a questão, verificando também o quanto o espelho se aprofunda em cada um deles. Identifique se os argumentos principais foram abordados em sua resposta e busque receber pontuação integral em razão deles.

Uma forma interessante de enxergar esse ponto é que o aprofundamento sobre o assunto poderia tomar qualquer direção, e como seu esgotamento é incompatível com a estrutura da prova a ausência de argumentos complementares talvez não faça jus ao desconto de pontuação. Enfim, compare o espelho com a sua prova e defina se sua resposta exaure os argumentos essenciais e se deveria ter sido melhor pontuada do que foi.

  1. Utilização correta do idioma oficial

Agora o que está em julgamento é a sua capacidade de escrever bem de acordo com as normas cultas do português.

Como recorrer desse critério?

Verifique quais erros de português foram apontados na sua prova e se é possível que a banca tenha interpretado-os errado. Isso é totalmente possível, uma vez que nossa língua possui diversas regras da norma culta.

Trouxemos abaixo um exemplo de modo que possa ficar melhor ilustrado:

Faz-se mister considerar que, na linha 13, quanto à Pontuação, o candidato respeita todas as regras atinentes a esta, conforme se verifica da seguinte passagem “Também cabe ao MP a função de controle externo da atividade[…]”. A partir da análise do excerto transcrito, fica evidenciada a inexistência de erro, inclusive, não há que prosperar dúvidas quanto à correta ausência da vírgula frente ao adjunto adverbial deslocado. A respeito do tema, os gramáticos de renome defendem que, nos casos de indicação da inversão dos adjuntos adverbiais por meio do uso de vírgula, esta apresenta-se facultativa (MARTINO, Agnaldo. Português esquematizado: gramática, interpretação de texto, redação oficial, redação discursiva, 2014, p. 275).

  1. Capacidade de exposição

Pense nesse critério como um professor que está explicando um assunto a seus alunos. Ele consegue fazer com que todos entendam o conteúdo? É isso que está sendo avaliado aqui.

Como recorrer desse critério?

Verifique se sua resposta está clara, permitindo a qualquer um que leia que identifique suas propostas e argumentos. Se o avaliador não teve uma boa impressão da sua argumentação ao ler a prova, agora é a sua oportunidade de mudá-la: explique porque sua resposta foi bem estruturada, indicando os trechos que esclarecem as ideias centrais da resposta.

É interessante mostrar como uma ideia se liga a outra ao longo do texto, reproduzindo frases importante que você colocou no cartão resposta. Afinal, pode ser que até mesmo a sua caligrafia tenha atrapalhando um pouco o entendimento do avaliador nesse quesito, e como você agora tem a oportunidade de mandar sua argumentação digitada, facilitando a leitura do corretor. Capriche ao demonstrar que você atendeu plenamente este requisito pelos meios que forem necessários.

Dicas gerais para um recurso

  1. Seja claro na elaboração do seu recurso, dizendo o que está errado na correção e o porquê. Explique também porque a sua resposta está certa, sustentando-a com argumentos complementares e trazendo, sempre que possível, doutrina e jurisprudência para embasá-la.
  2. É importante ter o cuidado de manter a cordialidade com a Banca, sempre a tratando respeitosamente. Errar é normal, especialmente para quem está corrigindo milhares de provas, então não ataque-os, pois isso pode prejudicar a avaliação do seu recurso.
  3. Atenção: o recurso não deve conter nenhum tipo de identificação pessoal! Colocar seu nome ou expressões que possam identificar o recurso fará com que seja indeferido de plano.
  4. Tenha cuidado na hora de alimentar o recurso no site, pois normalmente existem campos apropriados para cada item da prova. Certifique-se de que colocou os argumentos certos em seus respectivos campos antes de enviar.

Devo pedir ajuda a um profissional?

Elaborar o recurso não é uma tarefa impossível, mas com certeza requer análise detalhada, velocidade de elaboração e robustez argumentativa. O mais importante aqui é garantir que você está tranquilo e plenamente focado na elaboração, o que pode ser difícil logo após a divulgação do seu resultado. Então se você quer garantir um resultado profissional sem arriscar seu envolvimento direto, com um recurso completo e assertivo, o ideal é buscar o serviço de Recursos de empresa especializada, como o oferecido pela Ad Verum.

Uma das grandes vantagens de contratar um recurso é que você terá profissionais especializados analisando friamente sua prova, identificando possibilidades de aumento de nota que talvez você mesmo não tenha identificado. Afinal, seus pensamentos já estão presos em argumentos específicos. Muitos candidatos estão recorrendo pela primeira vez ou estão um pouco abalados pelo resultado, e talvez não possuam experiência o suficiente para exaurir as possibilidades de aumento de nota, então a ajuda profissional faz uma grande diferença.

Em casos de erros vernaculares, por exemplo, é necessário ter bastante cuidado para fundamentar gramaticalmente a acuidade de todas as palavras e expressões utilizadas durante o texto, o que também pode ser um empecilho para a elaboração própria, sem a ajuda de um profissional.

Então nosso conselho é que você avalie a importância do concurso de MP MG na sua atual situação, verificando seu estado emocional e sua disponibilidade de tempo e recursos antes de buscar ajuda especializada.

Caso opte por contratar um Recurso Profissional, a equipe Ad Verum/CERS está a postos para auxiliar você! A Ad Verum já elaborou recursos para milhares de provas, possuindo alta taxa de sucesso e sendo a melhor escolha para você garantir a sua aprovação no concurso MP/MG!

0 Comentário
0

Notícias relacionadas

Deixe um comentário