Blog

REPERTÓRIO DE TÉCNICAS DE ESTUDO

Reunimos a seguir um repertório de diversas técnicas de estudo que você pode usar tanto para aprender novos conteúdos quanto para revisar assuntos. O ideal é que você faça um esforço consciente e tente aplicar desde já algumas dessas técnicas.

O uso de técnicas de estudo é uma habilidade altamente treinável: seu repertório vai crescer à medida que você as aplica em seus estudos. Lembre-se que o tempo é o principal recurso do candidato a concurso público e por isso ele deve ser aplicado de forma inteligente: nenhum material deve receber mais atenção (seu tempo) do que merece.

Uso de marca-texto baseado em códigos de cores

Adote um sistema próprio para marcações em cores. Compre uma variedade de canetas marca-texto e use-as para destacar elementos importantes no texto. Isso facilitará as revisões no futuro e ajudará a mapear as partes do texto que merecem fazer parte de resumos mais detalhados, esquemas, mapas mentais etc. Sugiro abaixo algumas aplicações para cada cor, mas sinta-se à vontade para criar seu próprio sistema!

Recomendado para materiais aos quais você deve retornar periodicamente e para situações em que não há tempo disponível para a criação de material de resumo mais sofisticado (como mapas mentais e resumos).


Anotações em estilo Cornell

O método Cornell de anotações é de aplicação rápida e simples e é extremamente eficiente para organizar suas anotações de aula ou sobre as leituras, sintetizar conceitos, facilitar a revisão dos conteúdos e desenvolver sua capacidade de síntese e auto-avaliação. É uma técnica de estudo que pode - e deve - ser combinada com outros recursos, tais como o uso de cores, diagramas, tabelas, esquemas, gráficos etc.

Recomendada para qualquer situação: aulas, leitura de lei seca, doutrina etc.

Acrônimos e acrósticos

Um acrônimo é uma palavra formada pelas inicias daqueles conceitos que você quer recordar. Um acróstico é uma organização de frases, na vertical, cujas primeiras letras (ou sílabas) juntas formam uma palavra-chave. É útil para memorizar uma lista ou série de princípios de uma lei, por exemplo.

SQ3R

Examine (Survey)

Questione (Question)

Leia (Read)

Recite

Revise (Review)

Método muito útil para aumentar a retenção do conteúdo, demonstrar ao cérebro a importância do material e facilitar a leitura, uma vez que, antes de começá-la, já terá uma noção das partes e do todo.

O estudante deve seguir os passos abaixo. Note que cada etapa tem uma função específica:

- Examinar o material lhe dará a noção do todo. Veja os capítulos, como o material se estrutura, os gráficos, imagens, extensão do texto e procure entender como as partes se integram;

- Mesmo antes da leitura principal, faça algumas perguntas com base no exame preliminar. Lembre-se de tentar responder essas perguntas após a leitura principal;

- Leia o texto enquanto tenta responder às perguntas que fez na etapa anterior. Sinta-se livre para combinar esta leitura com outras técnicas (marcações, anotações etc.);

- Volte às partes principais e recite-as em voz alta, esforçando-se para fixar o mais importante;

- Responda todas as perguntas mais uma vez e tente explicar o assunto sem recorrer ao texto. Se teve dúvidas sobre algum ponto, este é o momento de revisá-los. Revise tanto o texto quanto suas anotações e perguntas.

Quer saber mais? Deixe aqui seus dados e entramos em contato com você
Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!